Mundo

Hollande diz que tráfico de petróleo do EI foi amplamente reduzido

"Estamos secando as fontes financeiras deste grupo terrorista com os golpes" lançados pelos aviões franceses e americanos, afirmou Hollande

Agência France-Presse
postado em 18/12/2015 15:27
Bruxelas, Bélgica - O presidente francês, François Hollande, afirmou nesta sexta-feira (18/12) que o contrabando de petróleo que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) realiza a partir da Síria foi "reduzido amplamente".

"Agora temos a certeza de que o tráfico petrolífero do qual o Daesh (acrônimo em árabe para se referir ao EI) pôde ser beneficiário, em algum momento se reduziu amplamente", disse à imprensa Hollande, após a cúpula europeia celebrada em Bruxelas.

Hollande comemorou que desde que seu país intensificou as operações militares contra o grupo, após os atentados de Paris, os bombardeios desferiram golpes importantes, tanto no Iraque quanto na Síria.



"Estamos secando as fontes financeiras deste grupo terrorista com os golpes" lançados pelos aviões franceses e americanos, afirmou Hollande.

Para o presidente francês, é possível frear o tráfico de petróleo e de obras de arte que o grupo realiza nos territórios que controla entre Iraque e Síria.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade nesta semana uma resolução para cortar o financiamento a grupos jihadistas, resolução que pretende atingir a carteira do grupo, secando suas fontes de financiamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação