Mundo

Pequim decreta segundo alerta vermelho por poluição do ar

O alerta vermelho permanecerá em vigor entre sábado e terça-feira, segundo a Agência de Proteção Ambiental de Pequim

Agência France-Presse
postado em 18/12/2015 15:42
Pequim, China - Pequim decretou nesta sexta-feira (18/12) o segundo alerta vermelho por contaminação atmosférica em duas semanas, em previsão a um novo episódio de névoa poluente na capital da China.

A agência de Meio Ambiente da cidade determinou o fechamento de fábricas e a adoção, a partir de sábado, um sistema de trânsito alternativo, entre outros medidas, com o objetivo de limitar o novo episódio de ;smog; em dezembro. O alerta vermelho permanecerá em vigor entre sábado e terça-feira, segundo a Agência de Proteção Ambiental de Pequim.

Pequim decreta assim, pela segunda vez, o alerta máximo desde a adoção de um sistema de advertência por poluição em 2013, apesar de vários episódios graves de névoa poluente.

As autoridades anunciaram o primeiro alerta vermelho em 7 de dezembro, assim como uma série de medidas preventivas, alguns dias depois de várias críticas pela inércia ante um episódio de poluição similar no início do mês. Em plena conferência internacional sobre o clima, em Paris, o alerta vermelho em Pequim expôs a gravidade da situação na China, maior emissor mundial de CO2, um dos principais gases responsáveis %u200B%u200Bpelo efeito de estufa.

A medida, inédita, traduz segundo muitos especialistas uma consciência por parte das autoridades sobre a importância do fenômeno a nível sanitário e a imagem da capital chinesa. Nesta sexta-feira, o porta-voz da diplomacia chinesa, Hong Lei, disse que Pequim estava "trabalhando duro no tema" e está tomando as "medidas necessárias".

Custo sanitário e também econômico
Além do descontentamento da população, a poluição do ar causa centenas de milhares de mortes prematuras por ano na China.

A nuvem de poluição recorrente no norte da China afeta cerca de 300 milhões de pessoas. Grande parte da culpa recai sobre as dezenas de usinas de carvão operando na velocidade máxima no inverno para alimentar sistemas de aquecimento e as fábricas.

O impacto econômico das bandeiras vermelhas é significativo, já que centenas de empresas terão de suspender suas atividades por vários dias, e algumas disseram à AFP que estão considerando deixar o país.

A densidade de partículas finas (PM 2,5), muito perigosas para a saúde e que provocam mortes prematuras, superou em várias ocasiões na semana passada em Pequim a marca de 300 microgramas por metro cúbico, de acordo com os níveis de referência medidos pela embaixada americana. O nível é muito superior ao máximo de 25 microgramas por m3 para cada 24 horas recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pequim suspendeu o primeiro alerta vermelho em 10 de dezembro ante a chegada de ventos frios do norte, que dispersaram o ar tóxico. Outras cidades localizadas ao redor de Pequim também elevaram seu nível de alerta para vermelho, anunciou o Instituto Nacional do Meio Ambiente em um comunicado separado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação