Mundo

#QueridoPapai: vídeo mostra violência contra mulher durante fases da vida

O curta "Dear Daddy" mostra episódios de assédio vividos pela garotinha -- e pela maioria das mulheres

Gabriela Vinhal
postado em 18/12/2015 22:06

[VIDEO1]

;Eu nascerei menina. Faça tudo que puder para que isso não seja o maior perigo da minha vida;. Esse é pedido de uma menininha que, antes mesmo de nascer, tenta conscientizar o pai sobre o machismo. Uma ONG norte-americana produziu um vídeo para chamar a atenção da população sobre a violência contra a mulher. O curta ;Dear Daddy; mostra episódios de assédio vividos pela garotinha -- e pela maioria das mulheres. Ela tenta alertar o pai sobre essas atitudes "comuns", para evitar que homens propaguem o machismo.

O vídeo começa com a menininha agradecendo seu pai por ter cuidado dela, mesmo antes de ter nascido. No entanto, ela diz que precisa pedir-lhe um favor: sobre garotos. Ela explica que nascerá uma menina e que, aos 14 anos, os garotos da sala dela irão chamá-la de "vadia, vaca e um monte de outras coisas" só por diversão. ;São coisas que homens fazem, então, você não vai se preocupar. E eu entendo isso, pois talvez você também tenha feito isso quando jovem, tentando impressionar outros meninos;, acrescenta.

A garotinha continua contando casos de machismo que são reproduzidos de geração em geração. Ela diz que aos 16 anos alguns garotos terão a assediado. E aos 21, será estuprada pelo filho do amigo do pai, com quem brincava na piscina toda quarta-feira: ;O cara que só contava piada com insultos, mas como eram ;só piadas;, você ria. Se soubesse que ele acabaria me estuprando, teria dito a ele para maneirar;.

Depois, a menina diz que finalmente encontrou o homem perfeito e fala que o pai estava feliz, pois o namorado de fato a adorava. No entanto, em um momento complicado da vida, ele deixa de ser perfeito, e a agride. Com o relacionamento abusivo, a garota acaba se culpando e tentando enxergar o lado bom do relacionamento dos dois. Mas é tarde demais, porque ele tenta matá-la. ;Mesmo que eu tenha um mestrado, um trabalho fantástico, amada pelos meus amigos e família, bem criada, ninguém podia imaginar;, observa.

Por fim, ela pede um favor ao pai, para que ele não aceite esse comportamento dos homens e que não o ensine a seus irmãos: ;Uma coisa sempre leva a outra. Então, por favor, impeça antes que comece. Não aceite esse tipo de ;piada;, porque por trás de toda brincadeira, sempre tem alguma verdade;. Ela termina dizendo: ;Eu nascerei menina. Faça tudo que puder para que isso não seja o maior perigo da minha vida;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação