Mundo

Negociações sobre a Síria serão retomadas em Genebra com mediação da ONU

O texto prevê negociações entre a oposição e o regime, um cessar-fogo, a formação de um governo de transição nos próximos seis meses e eleições nos próximos 18 meses

Agência France-Presse
postado em 22/12/2015 08:53
A ONU anunciou que a próxima rodada de conversações sobre a Síria acontecerá com a mediação no início de 2016 em Genebra, com mediação das Nações Unidas. "As conversações acontecerão em Genebra, mas ainda não temos as datas exatas", afirmou à AFP Rhéal LeBlanc, porta-voz da ONU.

Os 15 membros do Conselho de Segurança aprovaram em 19 de dezembro, por unanimidade, pela primeira vez em quase cinco anos de conflito, uma resolução que estabelece um mapa do caminho para encontrar uma solução política ao conflito.



O texto prevê negociações entre a oposição e o regime, um cessar-fogo, a formação de um governo de transição nos próximos seis meses e eleições nos próximos 18 meses.

As grandes potências desejam acelerar o passo com o objetivo de iniciar as discussões no início de janeiro de 2016, para que coincidam com um cessar-fogo apoiado pela ONU em toda a Síria. O conflito deixou mais de 250.00 mortos e milhões de deslocados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação