Mundo

Forças iraquianas entram no centro de cidade controlada pelo EI

Al-Noman afirmou que as tropas "entraram nos bairros de Al-Bikr e Al-Ramel sem grande resistência, exceto da parte de alguns franco-atiradores e homens-bomba"

Agência France-Presse
postado em 22/12/2015 09:03
As forças iraquianas entraram nesta terça-feira (22/12) no centro de Ramadi, uma cidade ao oeste de Bagdá controlada desde maio pelo grupo jihadista Estado Islámico (EI). "Entramos no centro de Ramadi por várias frentes e começamos a atuar nos bairros residenciais", afirmou o porta-voz do departamento de luta antiterrorista iraquiano, Sabah al-Noman. "A cidade estará completamente liberada nas próximas 72 horas", completou.

O EI conquistou Ramadi, que fica 100 km ao oeste de Bagdá e capital da província de Al-Anbar, em maio de 2015. No sábado, o ministro da Defesa, Khaled al-Obaidi, anunciou que as forças iraquianas, apoiadas por bombardeios da coalizão internacional, retomariam o controle da cidade antes do fim do ano.



Al-Noman afirmou que as tropas "entraram nos bairros de Al-Bikr e Al-Ramel sem grande resistência, exceto da parte de alguns franco-atiradores e homens-bomba". "É uma tática que já esperávamos", disse.

"Menos de um quilômetro separa nossas forças do complexo governamental situado na zona de Al-Huz (centro da cidade)", afirmou outro oficial do departamento de luta antiterrorista. "Lutam com todo tipo de armas contra os combatentes do EI na região", completou.

Há 15 dias, as forças pró-governo recuperaram o controle do bairro de Tamim, sudoeste de Ramadi. A ofensiva representou um avanço importante na difícil reconquista dos territórios controlados pelos jihadistas há mais de um ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação