Mundo

Rússia iniciará construção de reatores nucleares no Irã na próxima semana

A Rússia já construiu uma central de mil megawatts em Bushehr

Agência France-Presse
postado em 22/12/2015 11:05
A Rússia iniciará a construção de dois novos reatores nucleares no Irã na próxima semana, anunciou o porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica, Behruz Kamalvandi. "As obras de construção dos reatores começarão na próxima semana", afirmou Kamalvandi.

A Rússia já construiu uma central de mil megawatts em Bushehr (sul). Moscou e Teerã anunciaram em novembro de 2014 um acordo para a construção dos dois reatores, também na região de Bushehr, com opção de instalar outros dois.



Também assinaram um protocolo de acordo para outros quatro reatores adicionais, "em outro lugar do Irã", cuja localização ainda deve ser determinada. O acordo nuclear entre o Irã e as grandes potências, anunciado em julho, prevê a limitação de uma parte do programa nuclear iraniano, em particular o enriquecimento de urânio, em um período de 10 a 15 anos.

Mas as limitações não afetam o desenvolvimento do parque nuclear civil iraniano. O Irã, que possui grandes reservas de petróleo e gás, quer construir 20 centrais nucleares de 1.000 megawatts para diversificar suas fontes de energia e ser menos dependente das energias fósseis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação