Mundo

Colômbia regulamenta produção e uso de maconha para fins terapêuticos

"Permitir o uso medicinal de canabis não vai na contramão do controle de drogas", destacou o presidente do país

Agência France-Presse
postado em 22/12/2015 16:12


A Colômbia legalizou nesta terça-feira (22/12) a maconha medicinal por meio de um decreto assinado pelo presidente Juan Manuel Santos, que regula o cultivo, a transformação, a importação e a exportação de canabis e seus derivados com fins terapêuticos.

[SAIBAMAIS]O decreto "permite que sejam expedidas licenças para a posse de sementes de canabis e que se cultive a planta com fins exclusivamente médicos e científicos", afirmou Santos em uma declaração transmitida pela tevê do palácio presidencial Casa de Nariño.

"Permitir o uso medicinal de canabis não vai na contramão dos nossos compromissos internacionais no tema do controle de drogas", destacou o presidente colombiano, cujo país é o principal fornecedor mundial de cocaína e que também produz maconha.

O uso de canabis com fins terapêuticos já era permitido por lei de 1986, mas sua aplicação estava pendente "devido à falta de regulamentação" sobre a produção legal nacional, informou uma fonte do ministério da Saúde. "A fabricação, a exportação, o comércio e o uso médico e científico deste e de outros entorpecentes estão permitidos há várias décadas na Colômbia e, no entanto, nunca tinham sido regulamentados, e é o que estamos fazendo", afirmou Santos.



Além deste decreto, o Congresso estuda um projeto de lei sobre maconha medicinal, que espera definir taxas para os cultivos e ampliar outros detalhes da norma. Na Colômbia, onde é legal cultivar até 20 plantas de maconha, já se obtém produtos terapêuticos usando sua folha.

O consumo de maconha em vias públicas e sua comercialização são proibidos no país, embora a posse de doses pessoais de 20 gramas é descriminalizada desde 2012, quando a Corte Constitucional ratificou uma sentença de 1994 sobre o tema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação