Mundo

SpaceX lança e recupera primeiro estágio de foguete Falcon 9

Graças a motores que amenizaram a queda, o primeiro estágio desceu suavemente e pousou de forma vertical 11 minutos após o lançamento

Agência France-Presse
postado em 22/12/2015 00:27
A empresa americana SpaceX lançou com sucesso nesta segunda-feira seu foguete Falcon 9 - que colocou 11 satélites em órbita - e conseguiu recuperar intacto o primeiro estágio do vetor, em uma operação inédita.

O foguete foi lançado às 20h29 local (23h29 Brasília) de Cabo Cañaveral, Flórida, e minutos após o tiro seu primeiro estágio se desprendeu e começou a regressar à Terra de forma suave, enquanto o segundo estágio levou os satélites para a órbita da Terra.

Graças a motores que amenizaram a queda, o primeiro estágio desceu suavemente e pousou de forma vertical 11 minutos após o lançamento, revelaram imagens da operação divulgadas ao vivo pelo empresa do magnata Elon Musk.

"O Falcon pousou", disse o comentarista em meio aos gritos de centenas de convidados que assistiram à operação do centro de comando de Hawthorne, na Califórnia.

O segundo estágio colocou em órbita, com sucesso, os 11 satélites da companhia de comunicações ORBCOMM.

Recuperar o primeiro estágio do foguete Falcon 9 permitirá à SpaceX poupar muito dinheiro, já que atualmente os componentes destes aparelhos custam milhões de dólares e são destruídos após cada lançamento.

No dia 28 de junho, um Falcon 9 explodiu dois minutos após ser lançado, destruindo uma nave de carga não tripulada Dragon com provisões para os astronautas que vivem na Estação Espacial Internacional (ISS).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação