Mundo

Combates se concentram em zona montanhosa da capital do Iêmen

A conquista na terça-feira pelas forças pró-governamentais de Jabal al-Salb, na região de Nahim, a 40 km de Sanaa, abriu um novo front na guerra

Agência France-Presse
postado em 26/12/2015 14:02
Adem, Iêmen - As forças pró-governamentais frustraram neste sábado (26/12) uma ofensiva dos rebeldes xiitas huthis para tentar recuperar posições perdidas a nordeste da capital do Iêmen, Sanaa, informaram fontes militares, que informam sobre ao menos 20 rebeldes mortos.

"Os huthis lançaram na sexta-feira uma ofensiva contra Jabal al-Salb, na região de Nahim", uma zona montanhosa reconquistada pelas forças pró-governamentais, "mas na manhã deste sábado precisaram retroceder", declarou à AFP um chefe destas forças. "Ao menos 20 huthis morreram em combates", afirmou outro responsável militar, que reconhece ter baixas entre seus homens, mas não diz quantas.

A conquista na terça-feira pelas forças pró-governamentais de Jabal al-Salb, na região de Nahim, a 40 km de Sanaa, abriu um novo front na guerra nos arredores da capital, nas mãos dos insurgentes desde o ano passado.



As operações militares prosseguem nove meses após a entrada em guerra de uma coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita, apesar de um cessar-fogo decretado pelo governo do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação