Agência France-Presse
postado em 27/12/2015 10:51
Os tornados varreram carros das estradas e arrasaram casas no Texas no sábado, elevando o número de mortos a 26 no sudeste dos Estados Unidos nos últimos dias.
Oito pessoas morreram depois que tornados atravessaram a densamente povoada área de Dallas-Fort Worth, deixando a megalópole na escuridão, informaram autoridades e meios de comunicação locais.
[SAIBAMAIS]Isto ocorreu enquanto milhões de moradores do sudeste do país tentavam se recuperar das letais tempestades, inundações e tornados que provocaram desde quinta-feira a morte de outras 17 pessoas nos estados de Mississippi, Tennessee e Arkansas.
Um tornado foi registrado por volta das 00h45 GMT deste domingo (22h45 de sábado, horário de Brasília) em Garland, Texas, disseram autoridades da cidade em um comunicado.
Leia mais notícias em Mundo
Um total de 50.000 pessoas ficaram sem energia elétrica, anunciaram as autoridades, após a passagem de ao menos quatro tornados, disseram moradores ao jornal Dallas Morning News.
Os mortos em Garland ocorreram depois que seus veículos foram "varridos da estrada por fortes ventos", disse o porta-voz da polícia, Mike Hatfield, ao DMN.
Outras três pessoas morreram em diversos incidentes provocados pelas tempestades no condado de Collin, ao norte da metrópole, segundo fontes policiais.
O incomum calor observado na costa leste contribuiu para a formação de mais de uma dezena de tornados que afetaram nos últimos dias seis estados do sul dos Estados Unidos. Segundo o serviço meteorológico dos Estados Unidos (SNW), há "sérios riscos" de que ocorram inundações repentinas do norte do Texas ao Missouri (centro). No sul, alertas e advertências por inundações ainda estavam em vigor em algumas regiões de Mississippi, Tennessee e Alabama, assim como em Kentucky (centro).
No Alabama, tornados arrancaram árvores e telhados de casas na sexta-feira, principalmente em Birmingham, a maior cidade deste estado. "Três casas desabaram no dia de Natal" e alguns habitantes precisaram ser ajudados, mas não foram registradas vítimas fatais, declarou à rede CNN o chefe do corpo de bombeiros da cidade, Charles Gordon.
O governador do Alabama, Robert Bentley, proclamou estado de emergência, uma decisão frequente nos Estados Unidos, que permite desbloquear fundos para enfrentar o desastre.
Uma medida similar foi tomada em alguns condados de Mississippi e Georgia.
O Mississippi foi particularmente afetado pelos tornados e tempestades, com 10 mortos, segundo o novo saldo comunicado pelos serviços de emergência no sábado. Entre as vítimas há um menino de 7 anos, morto no interior de um veículo que virou devido à força do vento. Sessenta pessoas ficaram feridas.
Seis pessoas morreram neste estado vizinho do Tennessee, três das quais foram encontradas na quinta-feira em um carro arrastado pelas águas, segundo os bombeiros. No Arkansas ao menos outra pessoa morreu, de acordo com meios de comunicação locais.
Os tornados são frequentes nestas regiões do sul do país, mas não nesta época do ano.