Agência France-Presse
postado em 06/01/2016 06:12
Seul, Coreia do Sul - Um tremor de 5,1 graus de magnitude foi registrado nesta quarta-feira na zona de um sítio de testes nucleares da Coreia do Norte, anunciou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o que indica uma nova prova atômica por parte de Pyongyang.A Coreia do Norte anunciou que fará um comunicado "especial" sobre o tremor ocorrido na região de seu sítio de testes nucleares, segundo a agência sul-coreana Yonhap. "Haverá um anúncio especial, significativo", às 12h local (1h30 Brasília), informou a Yonhap, citando a rádio estatal norte-coreana.
[SAIBAMAIS]
O USGS explicou que o epicentro do tremor foi registrado no nordeste da Coreia do Norte, a cerca de 50 km de Kilju, na mesma zona onde se encontram instalações nucleares norte-coreanas. O abalo ocorreu às 10h local (23h30 Brasília).
Segundo o site do Bureau Sismológico da China, o tremor foi o "possível resultado de uma explosão" de teste nuclear da Coreia do Norte. O abalo, cuja magnitude foi de 4,9 graus segundo o órgão chinês, teve uma profundidade de "zero metro".
A reação de Pequim é semelhante ao anúncio realizado em 2013 após um tremor na Coreia do Norte que se revelou um teste nuclear. O governo japonês informou que o tremor na Coreia do Norte sugere um teste nuclear. "Considerando os casos passados, é possível que este abalo seja um teste nuclear praticado pela Coreia do Norte", disse o porta-voz do governo em Tóquio, Yoshihide Suga, acrescentando que o Japão analisa a situação.
O ministério sul-coreano da Defesa declarou que avalia as informações, e segundo a Yonhap, o ministro das Relações Exteriores, Yun Byung-Se, convocou uma reunião de emergência. "Análises suplementares são necessárias para determinar se houve um abalo sísmico artificial ou natural", declarou um especialista sul-coreano em terremotos. A Coreia do Norte já realizou ao menos três testes nucleares, em 2006, 2009 e 2013, todos no sítio de Punggye-ri.