Mundo

Haiti marca segundo turno de eleições presidenciais para 24 de janeiro

As eleições foram adiadas devido à crise provocada pela negativa da oposição de reconhecer os resultados do primeiro turno

Agência France-Presse
postado em 07/01/2016 08:14
Porto Príncipe, Haiti - O segundo turno das eleições presidenciais e legislativas do Haiti terá lugar no dia 24 de janeiro, segundo um decreto presidencial divulgado na quarta-feira (6/1).

As eleições, inicialmente previstas para 27 de dezembro, foram adiadas devido à crise provocada pela negativa da oposição de reconhecer os resultados do primeiro turno da votação presidencial, na qual o governista Jovenel Moise obteve 32,76% dos votos, contra 25,29% para Jude Célestin.

Após o Conselho Eleitoral Provisório (CEP) anunciar os resultados do primeiro turno, no final de novembro, a oposição denunciou fraudes em massa a favor de Moise.



Em resposta às denúncias, o presidente Michel Martelly designou uma "comissão independente de avaliação eleitoral", que no final de semana passado concluiu que o primeiro turno foi "manchado por irregularidades".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação