Mundo

Coreia do Sul responde a teste nuclear de vizinho do norte com música pop

Sul-coreanos retomam provocações ao líder Kim Jong Un com

postado em 08/01/2016 21:21

Sul-coreanos retomam provocações ao líder Kim Jong Un com

A Coreia do Sul respondeu às alegações da Coreia do Norte, de que teria executado testes nucleares, com bombardeio: de música pop nacional, denúncias sobre os supostos experimentos e críticas ao líder norte-coreano, Kim Jong Un (assista acima). Soldados sul-coreanos reinstalaram auto-falantes na fronteira entre os países.


A ação é uma maneira de a Coreia do Sul repetir as provocações ao vizinho do norte. O país tinham encerrado as propagandas no último mês de agosto, como parte de um acordo para aliviar a tensão entre as nações. No entanto, retomou a afronta no início nesta semana, após os norte-coreanos terem alegado que testaram ; com sucesso ; sua primeira bomba de hidrogênio. O explosivo é até mil vezes mais potente que uma bomba atômica comum.

As transmissões começaram de novo ao meio-dia desta sexta-feira (8/1), em zonas desmilitarizadas que separam os dois países, de acordo com Cho Tae-Yong, vice-chefe do gabinete presidencial de segurança nacional. A manifestação também coincide com o aniversário de Kim Jong Un.

As propaganda ocorreu pela primeira vez desde agosto, quando a Coreia do Norte ameaçou atacar seu vizinho do sul após a explosão de canções pop e críticas ao governo norte-coreano com alto-falantes ao longo da fronteira. As transmissões foram uma retaliação após dois soldados sul-coreanos terem se ferido por uma mina terrestre norte-coreana.

Na época, a Coreia do Norte deu à do sul um ultimato de 48 horas para encerrar as propagandas. Caso contrário, enfrentariam uma "ação militar forte". Após dias de negociações, os países chegaram a um acordo no qual os sul-coreanos prometeram parar as transmissões, a menos que ocorresse uma situação extraordinária. Os testes nucleares da Coreia do Norte, ao que parece, ratifica a retomada da provocação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação