Mundo

Começa operação de ajuda humanitária a cidades sírias sitiadas

Transportavam alimentos, leite para as crianças, remédios e cobertores. O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU e o CICV tentam ajudar 42.000 habitantes presos na cidade rebelde de Madaya

Agência France-Presse
postado em 11/01/2016 10:23

[FOTO1]

Damasco, Síria - O envio de ajuda humanitária aos habitantes das cidades sírias sitiadas de Madaya, Foya e Kafraya começou nesta segunda-feira (11/1), anunciou o porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). "Os 44 caminhões com destino a Madaya começaram a sair", indicou Pawel Krzysiek à Agência France Presse (AFP).

[SAIBAMAIS]E "os 21 caminhões com ajuda" a Foua e Kafraya "partiram de Damasco mais cedo, já que o trajeto é mais longo e a operação está coordenada" com a de Madaya, acrescentou.

Uma jornalista da AFP viu os veículos, que estavam parados na saída da estrada internacional Damasco-Beirute, começarem a se mover às 11h50 locais (07h50 de Brasília). Transportavam alimentos, leite para as crianças, remédios e cobertores. O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU e o CICV tentam ajudar, assim, os 42.000 habitantes presos na cidade rebelde de Madaya, 40 km a oeste da capital, e que se encontra à beira da fome.


Madaya está sitiada pelo exército sírio há seis meses. Desde 1 de dezembro, 28 pessoas morreram de fome, segundo a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF). Ao mesmo tempo e de forma coordenada, os 20.000 habitantes de duas localidades xiitas de Foua e Kafraya, cercada pelos rebeldes na província de Idleb (noroeste) também receberão assistência.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), a situação nestas cidades é menos dramática que em Madaya, já que a aviação do regime conseguiu lançar carregamentos com comida nelas. Nenhum comboio humanitário entrou nas cidades rebeldes de Zabadani e Madaya, assim como em Foua e Kafraya, desde 18 de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação