Chennai, Índia - Quarenta e cinco baleias foram encontradas mortas em uma praia no sul da Índia, informou nesta terça-feira um funcionário do governo local, enquanto pescadores tentavam salvar várias outras.
As baleias começaram a encalhar na segunda-feira à tarde ao longo de 15 km da costa perto de Tiruchendur, no sul do estado de Tamil Nadu.
"Pelo menos 45 baleias-piloto de nariz curto encalhadas foram confirmadas como mortas mais tarde na costa de Tiruchendur", afirmou Ravikumar, acrescentando que o grupo pode ter sido atingido por um navio de passagem.
Cerca de 50 baleias ficaram completamente encalhadas, disse S.A. Raju, chefe da guarda florestal da região, enquanto o Press Trust of India e outros meios de comunicação locais falam num número total de mais de 100.
"É muito estranho, estamos examinando-as. Encontramos algumas vivas, estão lutando para sobreviver", disse S.A. Raju.
Os pescadores e moradores locais tentavam devolvê-los ao mar, ao longo da costa, localizada a cerca de 700 quilômetros da cidade de Chennai, segundo a imprensa local.
Os pescadores soaram o alarme quando as baleias, que medem cerca de 4 metros, começaram a aparecer na costa.
"Na noite de ontem havia dezenas de baleias encalhadas em vários lugares ao longo da costa", relatou um residente da cidade de Manapad.
A ponta sul da Índia está perto de rotas marítimas que ligam a Ásia ao resto do mundo.