Jalalabad, Afeganistão - Ao menos sete integrantes das forças afegãs morreram nesta quarta-feira em um ataque com bombas e tiros perto do consulado paquistanês de Jalalabad, no leste do Afeganistão, anunciou o ministério do Interior.
[SAIBAMAIS]"Sete membros de nossas forças de segurança morreram e outros sete ficaram feridos como resultado de um ataque terrorista", afirmou o ministério no Twitter.
A polícia isolou a área da explosão, onde também fica o consulado indiano, segundo um correspondente da Agência France Presse (AFP). O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque contra o consulado do Paquistão.
Em um comunicado em árabe, o EI, que estabeleceu forte presença nos últimos meses no leste do Afeganistão, afirma que o ataque foi executado por três combatentes e que dois deles detonaram as cargas explosivas que transportavam junto ao corpo. As forças afegãs anunciaram que mataram dois autores do ataque.
Um homem-bomba iniciou o ataque ao detonar os explosivos perto do consulado, enquanto os outros dois integrantes do grupo entraram em uma casa próxima e abriram fogo contra as forças de segurança.
A ação aconteceu dois dias depois da primeira reunião organizada entre China, Estados Unidos, Paquistão e Afeganistão em Islamabad, a capital paquistanesa, para tentar retomar o processo de paz entre o governo afegão e os rebeldes talibãs.
O consulado do Paquistão em Jalalabad fica a centenas de metros da representação indiana. A Índia, grande rival regional do Paquistão, sofreu nos últimos dias vários ataques contra seus interesses diplomáticos e militares no Afeganistão e em seu próprio território.