Mundo

OMS anuncia o fim da epidemia de Ebola em países da África Ocidental

A OMS advertiu que "o trabalho não terminou" e indicou que "novos focos são esperados"

Agência France-Presse
postado em 14/01/2016 09:55

A epidemia matou mais de 11 mil pessoas na região

Genebra, Suíça - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou oficialmente nesta quinta-feira o fim da epidemia de Ebola na África Ocidental, ao declarar a Libéria, o último país afetado, livre da doença, que matou mais de 11.000 pessoas em dois anos.

[SAIBAMAIS]"Hoje, a Organização Mundial da Saúde declara o fim da epidemia de Ebola na Libéria e afirma que todas as cadeias conhecidas de transmissão na África Ocidental cessaram", anunciou a OMS.

A OMS advertiu que "o trabalho não terminou" e indicou que "novos focos são esperados". "Devemos seguir comprometidos", afirmou em Genebra Peter Graaff, coordenador da resposta ao Ebola na OMS.

O anúncio da organização foi feito 42 dias depois dos resultados negativos para os últimos casos de Ebola na Libéria. A epidemia foi declarada em dezembro de 2013 no sul da Guiné e depois se propagou rapidamente para a Libéria e Serra Leoa, os três países mais afetados, depois para Nigéria e Mali.

Esta foi a epidemia mais grave e letal desde a identificação do vírus há 40 anos. Em dois anos afetou 10 países, incluindo Espanha e Estados Unidos, e, oficialmente, provocou a morte de 11.315 dos 28.637 contagiados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação