Mundo

Policial é filmado matando um jovem negro a tiros em Chicago

O departamento de Justiça investiga se a polícia de Chicago faz uso excessivo da força

Agência France-Presse
postado em 15/01/2016 09:33
O departamento de Justiça investiga se a polícia de Chicago faz uso excessivo da força
Chicago, Estados Unidos -
A cidade de Chicago divulgou nesta quinta-feira um vídeo com outro caso de policial branco matando um jovem negro a tiros. Gravado a certa distância, o vídeo não mostra claramente o momento no qual Cedrick Chatman, de 17 anos, é baleado, mas é possível ver o jovem correndo da polícia em plena luz do dia, antes de cair na rua.

O policial envolvido contou que abriu fogo em legítima defesa, após Chatman se virar e, aparentemente, sacar uma arma. Ao lado do corpo foi encontrado apenas uma capa de iPhone. Um ex-investigador da Autoridade de Revisão Independente da Polícia de Chicago avaliou que não havia motivo para o policial atirar contra quem corria na direção oposta.

Desde que em agosto de 2014 a polícia local matou Michael Brown, um jovem negro de 18 anos que estava desarmado, a violência policial tem provocado protestos nacionais e distúrbios, como os que sacudiram as cidades de Ferguson e Baltimore. Chicago tem uma longa história de violência e abusos policiais.



Segundo a organização Better Government Association (BGA), entre 2010 e 2014 policiais de Chicago mataram 70 pessoas, a maioria negras, um número muito superior em relação a outras metrópoles americanas.

O departamento de Justiça investiga se a polícia de Chicago faz uso excessivo da força.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação