Mundo

Ex-chefe de imprensa da Assembleia Nacional é assassinado em Caracas

O crime está sendo investigado para saber o motivo do assassinato de Ricardo Durán

Agência France-Presse
postado em 20/01/2016 17:48

O jornalista e ex-chefe de imprensa da Assembleia Nacional da Venezuela Ricardo Durán foi assassinado na noite desta terça-feira (19/01) em Caracas, segundo o Ministério Público em uma tentativa de assalto, embora o presidente Nicolás Maduro tenha sugerido motivos políticos. De acordo com testemunhas citadas pelo Ministério, Durán, 45, militante reconhecido do chavismo, "foi abordado por três desconhecidos" perto de sua residência, no oeste da capital venezuelana. Ao resistir ao assalto, "os desconhecidos atiraram várias vezes contra o profissional, que morreu no local", assinala o relatório. Os três homens fugiram sem levar o carro ou pertences da vítima.

Chefe de imprensa do Parlamento entre 2010 e 2013, Durán era responsável atualmente pela área de comunicação do governo metropolitano do Distrito Capital de Caracas. Maduro expressou hoje repúdio pelo crime contra quem descreveu como "um homem comprometido com a revolução", e sugeriu motivos políticos, como já havia denunciado após o assassinato de líderes oficialistas, como o deputado Robert Serra.

Leia mais notícias em Mundo

"Enquanto trabalhamos pela paz convocando todos, há quem, desde a obscuridade do fascismo, siga em guerra contra o povo", publicou o presidente no Twitter, acrescentando ter dado ordens para capturar os assassinos. No Twitter, o ministro de Comunicações e Informação, Luis José Marcano, lamentou o crime e pediu que se aguardem "os resultados da investigação. O Estado fará justiça com esta tragédia. Honra e glória a Ricardo". "Conheci o jornalista Ricardo Durán anos atrás. Terrível o que aconteceu, meus pêsames à família e aos amigos", publicou na mesma rede social o ex-candidato à presidência e opositor Henrique Capriles.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação