Mundo

Portugal lança candidatura de Antonio Guterres a secretário-geral da ONU

Em meados de dezembro, a ONU abriu o caminho para o processo de seleção de seu sucessor e, antes de julho, o Conselho de Segurança começará a indicar as eleições

Agência France-Presse
postado em 22/01/2016 16:32

Lisboa, Portugal - Portugal apoiará a candidatura de Antonio Guterres, ex-primeiro-ministro socialista e Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, anunciou o governo nesta sexta-feira.

"O governo apresentará a candidatura de Antonio Gueterres para o posto de secretário geral da ONU", declarou o primeiro-ministro, Antonio Costa, ao jornal Publico.

"Antonio Gueterres é a personalidade melhor posicionada para executar esta função e enfrentar os desafios que surgem, hoje, na comunidade internacional", indicou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

"Sua vasta experiência política e a maneira exemplar com que exerceu altas funções internacionais demonstram os méritos desta candidatura", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

Com 66 anos de idade, Guterres acaba de terminar seu mandato como Alto Comissário para os Refugiados (Acnur), posto que ocupava desde 2005 e no qual abordou, entre outros assuntos, a crise de refugiados provocada pelo conflito sírio.

Chefe do governo português entre 1995 e 2002, este engenheiro de formação socialista moderada, católico e pró-europeu é reconhecido por sua capacidade de diálogo.

O atual secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-moon, terminará seu segundo mandato de cinco anos no final de 2016.

Em meados de dezembro, a ONU abriu o caminho para o processo de seleção de seu sucessor e, antes de julho, o Conselho de Segurança começará a indicar as eleições.

Outras candidaturas mencionadas são da diretora-geral da UNESCO Irina Bokova e a comissária europeia Kristalina Georgieva, ambas búlgaras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação