Mundo

Exército sírio assume controle do último reduto rebelde em Latakia

Província costeira de Latakia é o berço da família Assad, que governa a Síria há mais de quatro décadas

Agência France-Presse
postado em 24/01/2016 08:58

As forças do governo sírio assumiram neste domingo (24/1) o controle da localidade de Rabia, último reduto rebelde estratégico na província costeira de Latakia (oeste), anunciou a televisão estatal.

"As Forças Armadas, em coordenação com as tropas de defesa popular, assumiram o controle da localidade de Rabia", próxima à fronteira com a Turquia, anunciou a emissora, que citou uma fonte militar.

A província costeira de Latakia é o berço da família Assad, que governa a Síria há mais de quatro décadas.

Leia mais notícias em Mundo


Rabia foi ocupada pelos rebeldes em 2012 e, desde então, permaneceu sob controle de diferentes grupos insurgentes, entre eles a Frente Al-Nusra, braço sírio da Al-Qaeda.

A cidade caiu em poder das forças governamentais e das forças de defesa popular (milícias favoráveis ao presidente Bashar al-Assad) na madrugada de domingo, após uma ofensiva de vários dias, confirmou a ONH Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Nas últimas 48 horas, as forças do regime conquistaram 20 vilarejos nos arredores e atacaram a cidade pelo sul, oeste e norte", disse à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

"A ofensiva contra Rabia foi supervisionada por autoridades militares da Rússia e apoiada pelos ataques aéreos russos", completou Abdel Rahman.

"Cumpriram um papel essencial na captura de Rabia", completou Rahman, em referência aos russos.

A queda de Rabia, após a de Salma, outra cidade estratégica de Latakia, em 12 de janeiro, permite às tropas de Assad cortar as rotas de reabastecimento dos rebeldes a partir da Turquia, afirmou Rahman à AFP.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação