Agência France-Presse
postado em 26/01/2016 08:37
Beirute, Líbano - O exército sírio, com o apoio dos combatentes do movimento libanês Hezbollah, de oficiais iranianos e da aviação russas, conquistou o reduto rebelde de Sheikh Miskin, perto da fronteira com a Jordânia, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).As tropas leais ao presidente sírio Bashar al-Assad assumiram o "controle total de Sheikh Miskin na província meridional de Deraa", após uma ofensiva de um mês, segundo o OSDH.
[SAIBAMAIS]Sheikh Miskin, na província de Deraa, fica em uma interseção de estradas entre Damasco, ao norte, e a cidade de Sweida, ao leste, ambos sob controle do governo. Também fica a 12 km do reduto rebelde de Nawa, ao oeste, outro objetivo das tropas sírias.
A maior parte da província de Deraa está sob controle dos rebeldes, enquanto as forças de Assad controlam parte de Deraa, a capital de mesmo nome, e alguns vilarejos.
Sheikh Miskin era "uma base" a partir da qual os rebeldes "executaram múltiplos ataques contra o sul de Damasco", afirmou à AFP uma fonte das forças de segurança sírias.
Desde o início dos bombardeios da aviação russa, em 30 de setembro do ano passado, o exército sírio e seus aliados conseguiram avanços importantes antes os rebeldes nas províncias de Latakia (noroeste), Aleppo (norte) e Deraa. O conflito sírio provocou, desde 2011, a morte de mais de 260 mil pessoas e deixou milhões de deslocados e refugiados.