postado em 30/01/2016 19:15
O Ministério da Defesa russo desmentiu hoje (30) que um avião militar tenha violado o espaço aéreo turco e classificou a denúncia da Turquia como ;propaganda vazia;, adiantou a agência EFE. ;Não houve qualquer violação do espaço aéreo da Turquia por aviões do contingente russo na Síria. As declarações turcas sobre a suposta violação do espaço aéreo por um avião russo Su-34 representam propaganda vazia;, declarou à agência russa Interfax o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov.Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]O governo da Turquia convocou hoje o embaixador da Rússia para protestar contra uma nova violação do seu espaço aéreo por parte de um avião de combate russo, conforme comunicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.
Advertência
De acordo com o comunicado, o incidente ocorreu na sexta-feira e foi protagonizado por um caça Su-34 da Força Aérea russa, cujo piloto foi advertido minutos antes por operadores de radares turcos em russo e inglês. O porta-voz do Ministério da Defesa russo afirmou que ;até os especialistas turcos em defesa aérea sabem; que os seus radares ;apenas podem detectar a altitude, o curso e a velocidade; de um avião, mas não o seu tipo ou se é russo ou da coligação liderada pelos Estados Unidos que bombardeia os jihadistas na Síria.
;Isso só possível fazer por contacto visual direto de outro avião, que neste caso não existiu;, assegurou Konashenkov, que classificou como obra de ;propagandistas analfabetos que viram demasiados filmes de Hollywood; as afirmações de que o suposto piloto russo teria sido avisado no seu idioma e também em inglês.