Mundo

Atentado suicida contra base policial deixa ao menos 20 mortos em Cabul

Uma espessa coluna de fumaça era observada no local e várias ambulâncias foram enviadas para a região do ataque

Agência France-Presse
postado em 01/02/2016 09:29

Cabul, Afeganistão -Um homem-bomba talibã atacou nesta segunda-feira uma base policial no centro de Cabul, capital do Afeganistão, e matou pelo menos vinte pessoas, poucos dias antes de uma nova rodada de negociações com o grupo islamita, informou o ministério do Interior. "Como resultado do ataque terrorista desta tarde, 20 pessoas foram martirizadas e outras 29 ficaram deridas", acrescentou o ministério. Mais cedo, o vice-ministro do Interior tinha informado a cifra de 10 mortos.

Em um primeiro momento, o ministério do Interior anunciou um carro-bomba, mas depois informou que o criminoso estava a pé e detonou a carga explosiva na fila de pessoas que aguardavam para entrar na base.

Os talibãs reivindicaram o atentado. O porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid, escreveu no Twitter que 40 policiais morreram e vários ficaram feridos, mas o grupo insurgente é conhecido por exagerar o balanço de vítimas de seus ataques contra o governo afegão.

Leia mais notícias em Mundo

O ataque aconteceu antes da terceira rodada de discussões, previstas para o próximo sábado em Islamabad, com a participação de representantes do Afeganistão, Paquistão, China e Estados Unidos.

Nos últimos meses, os talibãs intensificaram os ataques contra o governo e alvos estrangeiros no país, o que evidencia a falta de segurança no país. Também conquistaram por pouco tempo o controle da cidade de Kunduz, norte do país, e dominaram territórios na província de Helmand (sul), onde o ópio é cultivado. Os analistas acreditam que os talibãs tentam conquistar novos territórios para ter mais peso durante as negociações.

As primeiras negociações diretas aconteceram em julho no Paquistão, um país que historicamente apoiou os talibãs, mas foram interrompidas pelo anúncio da morte de seu líder, o mulá Omar. A primeira e segunda rodadas de negociações com presença internacional aconteceram no mês passado em Islamabad e Cabul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação