Mundo

Reconstrução do sistema de saúde sírio custará US$ 8 bilhões

Desde o início da guerra em 2012, ao menos 330 estruturas sanitárias, dentre elas 177 hospitais, foram destruídas, a maior parte em bombardeios

Agência France-Presse
postado em 01/02/2016 15:02

Paris, França - Mais de 8 bilhões de dólares serão necessários para reconstruir o sistema de saúde na Síria após os cinco anos de guerra que devastaram o país - segundo estimativas de uma ONG médica síria.

Este número compreende especialmente os fundos necessários "para restabelecer o sistema hospitalar, cobrir as necessidades da população e chegar às normas de um leito hospitalar por 270 habitantes", explicou nesta segunda-feira à AFP Ouba;da al-Moufti, presidente da União das Organizações de Socorro e Cuidados Médicos (UOSSM).

Os países e fundos doadores reúnem-se em Londres na quinta-feira (1;/2) para tentar obter uma duplicação das contribuições financeiras para superar a crise humanitária na Síria.

Leia mais notícias em Mundo

Desde o início da guerra em 2012, ao menos 330 estruturas sanitárias, dentre elas 177 hospitais, foram destruídas, a maior parte em bombardeios, com 112 ataques somente em 2015, segundo a ONG. Quase 700 funcionários de saúde também foram mortos.

Estes ataques contra o sistema de saúde se multiplicaram desde o início dos ataques aéreos russos há quatro meses em apoio ao regime de Bashar al-Assad. Cerca de 90% destes ataques são feitos pelo exército sírio e seus aliados, segundo a Anistia Internacional.

Organização apolítica que reúne uma dezena de associações de médicos da diáspora síria, a UOSSM opera nas zonas controladas pela oposição armada desde 2011, onde ela intervém para ajudar no auxílio sanitário às populações locais.

Com mais de 650 funcionários sírios, a UOSSM é atualmente uma das maiores ONGs presentes no território sírio. Ela apoia mais de 100 hospitais, construiu 13 depósitos, diversos centros de apoio psicológico assim como dois centros de formação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação