Mundo

Negociações de paz sobre a Síria 'começaram oficialmente', diz ONU

A guerra na Síria devastou o país durante quase cinco anos, provocando mais de 260 mil mortes e milhões de pessoas a se deslocar

Agência France-Presse
postado em 01/02/2016 17:08

Genebra, Suíça - As negociações de paz sobre a Síria "começaram oficialmente", anunciou nesta segunda-feira (1;/2) à noite o enviado especial da ONU Staffan de Mistura ao final de uma reunião de duas horas em Genebra com a delegação da oposição síria, que por sua vez reiterou as suas necessidades humanitárias.

"As negociações de Genebra começaram oficialmente", repetiu várias vezes De Mistura, que quer estabelecer um diálogo indireto entre o regime de Damasco e a oposição para tentar acabar com a guerra que assola a Síria há cinco anos.

Ele anunciou uma reunião "com o governo amanhã (terça-feira) e à tarde convidaremos o ACN (Alto Comitê de Negociações) para aprofundar os temas apresentados".

Leia mais notícias em Mundo

O diplomata sueco de origem italiana prevê que estes diálogos serão "complicados e difíceis", mas que o povo sírio merece "ver algo concreto, além destas longas e dolorosas negociações".

De Mistura falou à imprensa após concluir a reunião preliminar com representantes do opositor ACN, que chegou a Genebra no sábado após dias de deliberações sobre se participariam destas negociações indiretas com o regime de Bashar al Assad.

"O objetivo mais imediato é nos assegurarmos de que as conversações continuam e que todo mundo participe" das mesmas, destacou De Mistura. Ele destacou que não pode calcular quanto espera que vai durar esta primeira rodada, embora espere que se "consiga algo" até 11 de fevereiro.

A guerra na Síria devastou o país durante quase cinco anos, provocando mais de 260 mil mortes e milhões de pessoas a se deslocar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação