Mundo

China está inquieta após anúncio de que Coreia do Norte lançará foguete

"Não queremos uma escalada das tensões, mas se os países envolvidos insistirem nesta via, seremos incapazes de impedi-los", declarou nesta quarta-feira o porta-voz chinês

Agência France-Presse
postado em 03/02/2016 09:38
Pequim, China -A China expressou nesta quarta-feira sua profunda inquietação sobre os planos da Coreia do Norte de lançar um foguete neste mês, supostamente para colocar um satélite em órbita.

"Expressamos nossa profunda inquietação a respeito", disse um porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Lu Kang.

Pequim estima que Pyongyang "tem o direito de utilizar o espaço com fins pacíficos, mas, por enquanto, este direito está submetido às restrições impostas pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU", disse Lu.

Estas resoluções proíbem a Coreia do Norte de realizar lançamentos que utilizem a tecnologia balística e seu anúncio de terça-feira soa como um desafio à comunidade internacional, já centrada em fornecer uma resposta comum ao teste nuclear de Pyongyang em janeiro.

Pequim é o principal aliado de Pyongyang, mas as relações ficaram tensas com a obstinação da Coreia do Norte de desenvolver seu programa nuclear.

"Não queremos uma escalada das tensões, mas se os países envolvidos insistirem nesta via, seremos incapazes de impedi-los", declarou nesta quarta-feira o porta-voz chinês.

Interrogado sobre se o anúncio norte-coreano representa uma bofetada na China, Lu responsabilizou os Estados Unidos.

"Em resposta à indignação de alguns países que pedem pressões e sanções", a Coreia do Norte "realiza teste nuclear após teste nuclear", declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação