Agência France-Presse
postado em 03/02/2016 09:38
Pequim, China -A China expressou nesta quarta-feira sua profunda inquietação sobre os planos da Coreia do Norte de lançar um foguete neste mês, supostamente para colocar um satélite em órbita."Expressamos nossa profunda inquietação a respeito", disse um porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Lu Kang.
Pequim estima que Pyongyang "tem o direito de utilizar o espaço com fins pacíficos, mas, por enquanto, este direito está submetido às restrições impostas pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU", disse Lu.
Estas resoluções proíbem a Coreia do Norte de realizar lançamentos que utilizem a tecnologia balística e seu anúncio de terça-feira soa como um desafio à comunidade internacional, já centrada em fornecer uma resposta comum ao teste nuclear de Pyongyang em janeiro.
Pequim é o principal aliado de Pyongyang, mas as relações ficaram tensas com a obstinação da Coreia do Norte de desenvolver seu programa nuclear.
"Não queremos uma escalada das tensões, mas se os países envolvidos insistirem nesta via, seremos incapazes de impedi-los", declarou nesta quarta-feira o porta-voz chinês.
Interrogado sobre se o anúncio norte-coreano representa uma bofetada na China, Lu responsabilizou os Estados Unidos.
"Em resposta à indignação de alguns países que pedem pressões e sanções", a Coreia do Norte "realiza teste nuclear após teste nuclear", declarou.