Nova York, Estados Unidos - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quarta-feira (3/2) à Coreia do Norte para renunciar aos planos de lançar um míssil, pois implicar em uma violação da proibição da ONU para usar a tecnologia de mísseis.
"O secretário-geral acredita que é importante para a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) se abster de usar tecnologia de mísseis balísticos e trabalhar pela paz e pela estabilidade na península da Coreia, disse o porta-voz da ONU, Farhan Haq.
A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira que lançará um foguete para colocar um satélite em órbita, entre 8 e 25 de fevereiro, o que provocou duras reações dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, enquanto a China - principal aliado de Pyongyang- expressou sua "profunda inquietação".
O porta-voz da ONU destacou que as resoluções da ONU que proíbem a Coreia do Norte de desenvolver de mísseis "certamente são lei internacional".
Ban se reuniu nesta terça-feira com o diretor da Organização Marítima Internacional, em Londres, para discutir os planos do lançamento de míssil depois de que recebeu uma notificação da Coreia do Norte.