Mundo

Custo da guerra na Síria chega a US$ 35 bilhões, diz Banco Mundial

Esse valor representa o déficit econômico da Síria de países como Turquia, Líbano, Jordânia, Egito e Iraque

Agência France-Presse
postado em 05/02/2016 09:08
O custo econômico da guerra na Síria e de sua repercussão nos países da região chega a cerca de 35 bilhões de dólares - de acordo com estimativas divulgadas pelo Banco Mundial nesta quinta-feira (4/2).

Leia mais notícias em Mundo


Esse valor representa o déficit econômico da Síria e de um grupo de cinco países - Turquia, Líbano, Jordânia, Egito e Iraque - afetados mais ou menos diretamente pelo conflito sírio. Desde 2011, já são 260.000 mortos no país.

O cálculo não leva em conta os recursos destinados pelos países vizinhos para fornecer serviços básicos aos refugiados que chegaram ao Líbano e à Jordânia em particular, acrescenta o Banco Mundial.

Incluída em um relatório trimestral sobre o Oriente Médio, essa estimativa é publicada no mesmo dia, em que a comunidade internacional se comprometeu em Londres a desbloquear mais de 10 bilhões de dólares até 2020 para ajudar os sírios.

Segundo o Banco Mundial, o custo acumulado dos danos materiais, como transportes, saúde e educação, registrados em seis cidades sírias fica entre 3,6 bilhões e 4,5 bilhões de dólares.

Os países vizinhos enfrentam, por sua vez, "uma imensa pressão orçamentária", no momento em que suas economias já se encontram submetidas a grandes tensões, aponta o banco.

O Banco Mundial estima que o custo da ajuda aos refugiados chegue a 2,5 bilhões de dólares somente no Líbano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação