O presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, chegaram neste domingo a Estrasburgo, na fronteira entre ambos os países, para uma reunião informal, na qual discutirão a crise dos refugiados e as negociações pela permanência do Reino Unido na União Europeia.
Hollande e Merkel apertaram as mãos e posaram brevemente diante da imprensa, sem dar declarações, antes de iniciar a reunião de trabalho. Na pauta do encontro, está buscar uma solução para a crise dos imigrantes e chegar a uma fórmula para acolher as pessoas que chegam ao continente.
Leia mais notícias em Mundo
Os líderes também devem jantar com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, em um restaurante típico da região, que fica próximo à catedral de Estrasburgo, às margens do rio Ill. Este encontro acontece oito dias antes da cúpula europeia de 18 e 19 de fevereiro. Nela, os Estados-membros tentarão selar um acordo com o Reino Unido sobre as condições de adesão da ilha ao bloco dos 28.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, já prometeu convocar um referendo sobre a permanência do país na UE. Cameron também apresentou várias demandas a Bruxelas, de modo a convencer os britânicos a apoiarem a manutenção no bloco. A possível saída do pacto europeu é conhecida como "Brexit", contração em inglês de Grã-Bretanha e saída.