Mundo

Vídeo: Jamaica cria reggae irreverente para alertar contra o zika

Médico ginecologista estrela campanha e utiliza até raquete elétrica para incentivar combate ao mosquito

postado em 16/02/2016 16:47

[VIDEO1]

Diversos países têm alertado suas populações sobre as consequências da epidemia mundial causada pelo vírus zika, mas nenhum deles fez isso de maneira irreverente. A Jamaica, por sua vez, ousou ao divulgar uma campanha de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

O Ministério da Saúde da do país publicou um clipe de reggae ; gênero originalmente jamaicano ; chamado We Nuh Want Zik V (Nós Não Queremos Zika Vírus). Estrelado pelo ginecologista e obstetra Michael Abrahams, o vídeo alerta sobre como deter o mosquito ao prevenir os lares.

Leia mais notícias em Mundo

A letra da música inclui ;Mash up all mosquito breeding site; (em português, "misture toda área de reprodução do mosquito") e ;Make sure there;s not stagnant water in sight; ("Certifique-se de que não há água parada à vista").

Durante a canção, o médico aconselha a recolher lixo e pneus velhos, não deixar água acumulada em vasos de plantas e utilizar repelente. Michael Abrahams também brinca com uma raquete elétrica, que, apesar de ser menos eficiente, também pode matar o Aedes ; além do zika, o mosquito transmite os vírus da dengue e da chikungunya.

O médico também dá um aviso especial às mulheres grávidas, dizendo para protegerem a elas e aos seus bebês, pois a contaminação pelo vírus está relacionada à microcefalia ; condição em que o tamanho da cabeça é duas ou mais vezes menor que a média para determinados sexo e idade e acarreta danos neurológicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação