Mundo

ONU envia ajuda humanitária em comboios a localidades cercadas da Síria

O emissário da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, que desembarcou na segunda-feira à noite na capital síria, Damasco

Agência France-Presse
postado em 17/02/2016 07:53

[FOTO1]

Damasco, Síria
- Comboios com ajuda humanitária tentarão acessar nesta quarta-feira várias localidades cercadas nas Síria, ao mesmo tempo que a Turquia, que bombardeia diariamente posições de curdos sírios, afirma ser partidária de uma intervenção militar terrestre no país.

O emissário da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, que desembarcou na segunda-feira à noite na capital síria, Damasco, conseguiu a aprovação do governo de Bashar al-Assad para a entrada de ajuda humanitária em várias cidades nas quais a população vive em condições dramáticas.

"Amanhã (quarta-feira), vamos testar (a vontade de permitir a passagem de ajuda)", afirmou o representante da ONU, que teve dois dias de reuniões com o ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mualem.

[SAIBAMAIS]Sete localidades cercadas pelo regime ou pelos rebeldes receberão ajuda humanitária, afirmou uma fonte da ONU. Entre as áreas que devem receber auxílio estão as cidades xiitas de Fua e Kafraya, ao norte, cercadas pelos rebeldes, assim como Madaya e Zabadani, na região de Damasco, cercadas pelo exército.

Paralelamente à situação humanitária dramática, os combates não dão trégua.

Ao menos 15 civis morreram na terça-feira à noite em bombardeios da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, em uma cidade do nordeste da Síria controlada pelo grupo Estado Islâmico (EI), segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação