Agência France-Presse
postado em 19/02/2016 09:01
Bruxelas, Bélgica - As negociações para oferecer à Grã-Bretanha um acordo que evite sua saída da União Europeia (UE), a chamada "Brexit", registraram avanços nesta quinta-feira em Bruxelas, mas "resta muito por fazer" - disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk."Fizemos avanços, mas resta muito por fazer", declarou Tusk à imprensa, ao fim do primeiro dia desta cúpula que recomeça amanhã, a partir das 8h (horário de Brasília), entre os líderes europeus.
Nas próximas horas, haverá várias reuniões bilaterais para avançar no tema, disse ele.
O presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e seu colega tcheco, Bohuslav Sobotka, participarão desses encontros, juntamente com Tusk e com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse estar otimista quanto às chances de um compromisso.
"Eu acho que as coisas vão bem. Espero que tenhamos um acordo amanhã (sexta-feira)", afirmou Rajoy.
Ainda segundo Donald Tusk, a UE convocou, para março, uma reunião especial dedicada à crise migratória.
"Temos a intenção de organizar um encontro especial com a Turquia no início de março", anunciou.
"Antes desta reunião havia alguns que questionavam a necessidade de resolver o problema da crise dos refugiados junto com a Turquia", comentou Juncker, na mesma entrevista coletiva.
"Mas não há alternativa", acrescentou, destacando a necessidade de ter uma "boa, inteligente e sábia cooperação com a Turquia".
Após a coletiva, Tusk e Juncker teriam uma reunião com Cameron.