Mundo

Ministro israelense diz que luto dos palestinos é diferente do dos judeus

Moshe Yaalon, disse em uma reunião com familiares de soldados mortos que havia uma "diferença entre nós e nossos vizinhos palestinos"

Agência France-Presse
postado em 24/02/2016 12:42
O ministro israelense da Defesa disse que o luto dos judeus é diferente do vivido pelos palestinos porque "muitos deles santificam a morte", abrindo um debate sobre este assunto em meio a uma onda de violência que deixou 200 mortos em ambos os lados.

[SAIBAMAIS]A controvérsia surgiu há duas semanas quando um apresentador da rádio militar israelense comparou o luto dos pais de um soldado israelense morto em ação com o dos palestinos que perderam familiares, abatidos quando tentavam matar israelenses.

O ministro da Defesa, Moshe Yaalon, disse em uma reunião na noite de terça-feira com familiares de soldados mortos que havia uma "diferença entre nós e nossos vizinhos palestinos".

Leia mais notícias em Mundo

"Nós somos uma sociedade que santifica a vida, e infelizmente muitos deles santificam a morte. Uma sociedade que escolhe a morte não consegue nada, não tem futuro", declarou segundo um comunicado de seu ministério, que cita suas palavras.

No atual ciclo de violência em Jerusalém, Cisjordânia ocupada e Israel, iniciado em 1; de outubro passado, morreram até agora 176 palestinos, 27 israelenses, um eritreu, um americano e um sudanês, segundo um balanço da AFP.

A maioria dos palestinos mortos eram autores ou supostos autores de ataques com facas contra militares ou civis israelenses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação