Mundo

Talibãs 'não estão cientes' de processo de paz com Cabul, diz porta-voz

2015 foi o ano mais sangrento desde 2009, quando a ONU começou a contabilizar as vítimas civis do conflito

Agência France-Presse
postado em 24/02/2016 13:19
Os talibãs não estão cientes da convocação lançada por Cabul para retomar o diálogo direto e colocar fim ao conflito, afirmou seu porta-voz nesta quarta-feira, um dia após uma reunião internacional destinada a relançar o processo de paz. "Não estamos cientes, portanto não posso dizer nada sobre estas negociações", declarou Zabiullah Mujahid, contactado pela AFP.

[SAIBAMAIS]"Não nos disseram nada oficial. Tudo o que sabemos soubemos pelos meios de comunicação", acrescentou. Em julho de 2015, o governo afegão e os talibãs realizaram no Paquistão um primeiro diálogo direto que foi interrompido rapidamente após o anúncio da morte do mulá Omar, fundador do movimento insurgente.

Leia mais notícias em Mundo

A morte de Omar e sua substituição pelo mulá Akhtar Mansur acentuaram as divisões entre os talibãs, o que não impediu que o movimento lançasse grandes ataques militares. Em 2015, os confrontos militares e os atentados deixaram 3.545 civis mortos e 7.457 feridos, segundo as Nações Unidas. Foi o ano mais sangrento desde 2009, quando a ONU começou a contabilizar as vítimas civis do conflito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação