Mundo

Obama promete evitar nomeação de um ativista para Suprema Corte

A intenção de Obama de designar um sucessor do juiz conservador Antonin Scalia, que morreu de forma inesperada no mês passado, enfrenta dificuldades no Congresso, onde os republicanos já ameaçaram realizar um bloqueio

Agência France-Presse
postado em 24/02/2016 14:11

Washington, Estados Unidos - O presidente Barack Obama fixou seus critérios, nesta quarta-feira, para a nomeação de um membro da Suprema Corte de Justiça americana, insistindo que não indicará alguém que pretenda legislar desde seu cargo.

A intenção de Obama de designar um sucessor do juiz conservador Antonin Scalia, que morreu de forma inesperada no dia 13 de fevereiro, enfrenta dificuldades no Congresso, onde os republicanos já ameaçaram realizar um bloqueio.

Leia mais notícias em Mundo

Prometendo consultar "as pessoas ao largo do aspecto político" para tomar sua decisão, o presidente disse que irá designar alguém "que reconheça os limites do papel judicial, que compreenda que o trabalho de um juiz é interpretar a lei, não legislar".

"Busco juízes que tomem suas decisões independentemente de toda ideologia particular ou agenda, principalmente com o compromisso com a justiça imparcial, com respeito aos antecedentes e determinação de aplicar estritamente a lei aos fatos", escreveu em sua página online SCOTUSblog.

Obama já nomeou dois juízes para a Suprema Corte, Elena Kagan e Sonia Sotomayor, ambas consideradas liberais.

Seus comentários provavelmente serão vistos como um sinal de que designará alguém de centro para substituir Scalia.

"Quando os senadores se preparam para cumprir com sua responsabilidade constitucional de considerar a pessoa que designei, eu espero que atuem com rapidez para confirmar a nomeação, de modo que a Corte possa continuar servindo plenamente o povo americano", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação