Moscou afirmou nesta quarta-feira (24/02) que começou as negociações de cessar-fogo com grupos rebeldes em cinco províncias sírias para a aplicação do acordo obtido junto com Washington para acabar com as hostilidades no país.
O ministro da Defesa russo disse, em um comunicado, que inaugurou um "centro de coordenação na Síria, que já está encarregado de trabalhar com os representantes dos grupos nas províncias de Hama, Homs, Latakia, Damasco e Deraa".
"Nos últimos dois dias, o centro recebeu dezenas de ligações que apontam locais específicos" onde a trégua será aplicada, indicou, acrescentando que cada chamada foi "cuidadosamente verificada".
O centro divulgou um número de telefone e um e-mail, para receber "chamadas de representantes das autoridades locais e de grupos armados manifestando sua vontade de cessar as hostilidades e começar negociações de paz".
Em paralelo, a exército russo transmitiu dados e informações para os Estados Unidos que "tal como previsto no acordo russo-americano sobre o cessar-fogo na Síria", segundo o general Igor Konashenkov, porta-voz do ministério.
Moscou continua a sua ofensiva diplomática, a fim de impor a trégua, cujas modalidades foram estabelecidas pela Rússia e os Estados Unidos.