Cuba e União Europeia (UE) voltarão a negociar na semana que vem em Havana, e estão próximos de chegar ao Acordo de Diálogo Político e Cooperação, normalizando suas relações, informou nesta quarta-feira (24/02) a representação do bloco na ilha.
"Havana será a sede nos dias 3 e 4 de março da sétima rodada de negociações do Acordo de Diálogo Político e Cooperação entre União Europeia e Cuba", afirma o comunicado.
No encontro liderado por Christian Leffler, secretário-geral adjunto para Assuntos Econômicos e Globais, e pelo vice-chanceler cubano Abelardo Moreno, "serão abordados os artigos pendentes dos capítulos de diálogo político e cooperação, assim como as disposições institucionais e provisões gerais do Acordo", diz o texto.
Cuba é o único país latino-americano sem um acordo de cooperação com a UE. As atuais negociações se iniciaram em abril de 2014, após seis rodadas. Os temas relativos a cooperação estão prontos, mas falta alcançar um consenso em temas políticos, como o de direitos humanos, segundo fontes diplomáticas europeias.