Mundo

Exilados cubanos planejam protesto marítimo durante visita de Obama

Segundo o presidente do Movimento Democracia de Cuba, Ramón Sánchez, o movimento é um pedido pelos direitos humanos, democracia e pelo "fim da repressão" contra dissidência

Agência France-Presse
postado em 24/02/2016 19:21

O grupo de exilados cubanos em Miami Movimento Democracia anunciou nesta quarta-feira (24/02) que planeja uma queima de fogos a partir de embarcações diante da costa de Cuba para instar o presidente Barack Obama a defender os direitos humanos na Ilha.

A organização anticastrista, que no passado realizou manifestações similares, tem previsto lançar fogos de artifício sobre as águas internacionais diante de Havana no dia 21 de março, na primeira etapa da visita de Obama a Cuba, disse à AFP o presidente do Movimento Democracia, Ramón Saúl Sánchez.

"A mensagem para Obama é que (...) se envolva não apenas com o regime em Cuba, mas também com a sociedade civil, e que levante sua voz em favor dos direitos humanos e de uma transição para a democracia", revelou Sánchez.

Leia mais notícias em Mundo

O protesto também pedirá ao governo de Cuba o "fim da repressão" contra a dissidência, a libertação dos presos políticos e a autorização para que os exilados voltem para "ajudar o povo" da Ilha.

Obama anunciou que visitará Cuba em 21 e 22 de março, em um gesto para consolidar o processo de reaproximação iniciado em dezembro de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação