Mundo

Otan define modalidade de sua missão contra tráfico de migrantes

Os navios da Otan poderão ser posicionados nas águas territoriais de ambos os países

postado em 25/02/2016 10:25

Bruxelas, Bélgica - Os 28 países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) definiram as modalidades operacionais de sua missão naval contra o tráfico de migrantes a partir do litoral turco até a ilhas gregas, segundo um comunicado difundido nesta quinta-feira.

Os ministros da Defesa da Otan decidiram, em 11 de fevereiro, realizar esta missão, inédita para esta organização militar defensiva que até agora se negava a se envolver na pior crise migratória da Europa desde 1945.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]"Nossos navios vão fornecer informação às Guardas Costeiras e a outras autoridades nacionais da Grécia e Turquia. Isso os ajudará a ser mais eficientes para enfrentar as redes de tráfico ilegal" explicou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, no comunicado.

"Nosso valor agregado é que poderemos facilitar uma cooperação mais estreita entre Atenas e Ancara", dois países da Otan cujas relações geralmente são muito tensas.

"Também estabeleceremos vínculos diretos com a Frontex, a agência de fronteiras da União Europeia", que ajuda com barcos as autoridades gregas, indicou Stoltenberg, esclarecendo que a missão não consiste em "fazer regressar os barcos carregados de migrantes".

A área de operações é uma zona sensível entre a Turquia e a Grécia, que mantêm versões desencontradas sobre os limites de suas águas territoriais e as fronteiras de seu espaço aéreo.

Os navios da Otan poderão ser posicionados nas águas territoriais de ambos os países.

No entanto, para evitar divergências entre os vizinhos, os barcos da Grécia e da Turquia operarão cada um em seu lado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação