O chefe do grupo Estado Islâmico (EI) da cidade de Sabrata, perto da capital Trípoli, foi capturado junto a outros dois jihadistas, anunciou o ministério do Interior em um comunicado.
"O emir do EI para a cidade de Sabrata, Mohamad Saad al-Tajuri, apelidado Abu Sleiman e encarregado das autoridades jihadistas de Sirte, foi capturado", indicou a fonte.
Os combates prosseguiam nesta quinta-feira (25/02) em duas localidades a poucos quilômetros a oeste de Sabrata entre membros do EI e as forças que apoiam o governo em Trípoli, segundo a agência Lana.
Os confrontos ocorrem após o chefe do Estado-Maior das autoridades em Trípoli ordenar ataques contra posições do EI na região.
O comunicado cita ainda a prisão, na mesma operação, do "colaborador (do chefe local do EI) Salem al-Omari, conhecido por Abou Zeid, e de Ahmad Dahim, chamado de Hamza al-Tajouri.
O grupo jihadista tomou em 2015 a cidade portuária de Sirte e arredores, de onde tenta estender sua influência.
Os combatentes do EI haviam ocupado na terça-feira, durante várias horas, o centro de Sabrata, antes de serem rechaçados por membros da coalizão de milícias Fajr Libya.
Esta é a primeira vez que o grupo extremista age em Sabrata, cidade situada na estrada entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia.
O EI entrou no centro da cidade tirando partido de uma "vácuo de segurança", e ocuparam a localidade por algumas horas, de acordo com o conselho militar de Sabrata.
Os combates em Sabrata ocorreram dias após um bombardeio americano, em 19 de fevereiro, contra um centro de treinamento do EI nesta cidade, localizada 70 km a oeste de Trípoli.