Mundo

UE pedirá à Turquia maior envolvimento em crise migratória

Segundo o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, um dos assuntos que ele terá na Turquia será o maior envolvimento dos sócios

Agência France-Presse
postado em 01/03/2016 14:33

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou nesta terça-feira (1/03) que pedirá que a Turquia se envolva mais na gestão da crise migratória, por ocasião de uma viagem que fará a este país na quinta e sexta-feira, antes de uma cúpula em Bruxelas no dia 7 de março.

"Como ficou demonstrado, a Europa está pronta para acordar uma ajuda financeira substancial aos países vizinhos das zonas em guerra", declarou Tusk à imprensa em Viena.

"Ao mesmo tempo, esperamos que nossos sócios se envolvam mais, o que é uma condição indispensável para evitar um desastre humanitário. Este será o assunto de minhas conversas na Turquia", indicou Tusk.

Leia mais notícias em Mundo

O dirigente europeu iniciou nesta terça-feira em Viena um giro de quatro dias que terminará na Turquia. Na quinta-feira se reunirá em Ancara com o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, e no dia seguinte em Istambul com o presidente Recep Tayyip Erdogan.

Os dois encontros servirão para preparar a cúpula europeia convocada para o dia 7 em Bruxelas. A Turquia, um país chave na crise migratória, comparecerá a ela, já que de suas costas saem a maior parte dos migrantes que entram na UE através da Grécia e dali se dirigem ao centro e ao norte da Europa.

Os dirigentes europeus esperam que Ancara aplique rapidamente um plano bilateral pelo qual deve limitar as partidas de migrantes às ilhas gregas, em troca de ajuda financeira e concessões políticas.

Antes de viajar à Turquia, o presidente da instância dirigente europeia estará na noite de terça-feira na Eslovênia, na quarta-feira na Croácia e na Macedônia e na quinta-feira de manhã na Grécia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação