Mundo

Netanyahu quer mandar para Gaza os parentes de autores de ataques

Se tiver sucesso, os parentes em questão seriam enviados para a Faixa de Gaza, território palestino geograficamente separado da Cisjordânia e excluído do resto do mundo pela barreira de segurança de Israel

Agência France-Presse
postado em 02/03/2016 10:51
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu nesta quarta-feira ao conselheiro jurídico do governo para analisar a possibilidade legal de expulsão para a Faixa de Gaza de familiares de palestinos acusados de ataques, informou o governo. "Expulsar para Gaza os parentes de terroristas palestinos, reduziria significativamente o número de ataques terroristas", afirmou um porta-voz do governo no Twitter.

[SAIBAMAIS]A iniciativa de Netanyahu acontece em meio a uma onda de violência entre palestinos e israelenses que já dura cinco meses. No entanto, o sucesso desta iniciativa parece incerto. O conselheiro Avichai Mandelblit expressou há alguns dias a sua oposição a tais expulsões, considerando uma medida ilegal sob a lei israelense e internacional, segundo a imprensa.

Leia mais notícias em Mundo

Se Netanyahu tiver sucesso, os parentes em questão seriam enviados para a Faixa de Gaza, território palestino geograficamente separado da Cisjordânia e excluído do resto do mundo pela barreira de segurança de Israel, pela fronteira egípcia e pelo bloqueio imposto por estes dois países.

Palco de uma quase guerra civil palestina em 2007 e de três guerras com Israel em seis anos, a Faixa de Gaza é administrada pelo movimento islâmico Hamas e atravessa uma crise humanitária e uma recessão econômica profundas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação