Mundo

Dois tibetanos ateiam fogo ao próprio corpo em protesto contra China

É o primeiro ato desesperado deste tipo na China durante o ano e eleva a 144 o número de tibetanos que tentaram ou conseguiram se imolar no país

Agência France-Presse
postado em 02/03/2016 13:07
Pequim, China - Dois tibetanos - um monge na China e um adolescente na Índia - atearam fogo ao próprio corpo em sinal de protesto pela política da China na região tibetana do Himalaia, informaram uma ONG e uma rádio estrangeira. Kalsang Wangdu se imolou na segunda-feira (29/2) diante de seu monastério na zona tibetana da província de Sichuan (sudoeste), anunciou a Radio Free Asia (RFA), financiada pelo governo americano.

[SAIBAMAIS]A ONG Free Tibet, com sede em Londres, confirmou sua morte. É o primeiro ato desesperado deste tipo na China durante o ano e eleva a 144 o número de tibetanos que tentaram ou conseguiram se imolar no país, segundo a RFA. Enquanto seu corpo era consumido pelo fogo, o monge "pediu a independência completa do Tibete", segundo uma fonte anônima citada pela rádio.



Também na segunda-feira, Dorje Tsering, um adolescente de 16 anos, ateou fogo ao próprio corpo na cidade indiana de Dehradun (norte), segundo a RFA e a Free Tibet. Apesar de ter queimaduras em 95% do corpo, sobreviveu e foi hospitalizado em Nova Délhi. "Desde minha infância sempre estive determinado a fazer algo pelo Tibete", declarou em um vídeo gravado no hospital. "Pensei que a única coisa que podia ser feita era me imolar com fogo, porque uma imolação com fogo comove as pessoas", acrescenta o adolescente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação