postado em 06/03/2016 18:25
Paris - Um leilão da coleção do bilionário americano Christopher Forbes que reúne diversos objetos relacionados a Napoleão III atraiu museus e colecionadores particulares, informou neste domingo (5/3) a casa de leilões Osenat.
Segundo a Osenat, 99% dos objetos foram vendidos, depois de exibidos durante o final de semana em Fontainebleau, no sudeste de Paris, em uma exposição que reuniu manuscritos, quadros e outros documentos. "Cerca de quarenta lotes foram comprados ou foi emitida uma ordem de aquisição preferencial", afirmaram os organizadores.
Na lista dos compradores estão o Musée d;Orsay, em Paris, os Arquivos Nacionais franceses e a cidade de Ajaccio, em Córcega.
No lote teve destaque uma peça histórica do próprio Napoleão, sua certidão certificado de casamento religioso com Josefina, que chegou a 32.500 euros (35.000 dólares).
Um dos pesos pesados do leilão foi o retrato da imperatriz Eugenia rodeada de suas damas de honra, uma peça que chegou aos 161.400 euros.
Outros compradores se decantaram pelos objetos pessoais da família imperial, como um traje de Napoleão III que foi vendido por 9.756 euros.