Mundo

Netanyahu defende espaço de reza misto no Muro das Lamentações

Em janeiro, o governo israelense anunciou a criação de um terceiro espaço de oração no muro

Agência France-Presse
postado em 06/03/2016 21:40
Jerusalém - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reafirmou neste domingo (6/3) sua vontade de criar uma área de rezas mista no Muro das Lamentações em Jerusalém, apesar da oposição crescente de alguns rabinos e setores políticos.

Em janeiro, o governo israelense anunciou a criação de um terceiro espaço de oração no muro, o lugar mais sagrado para os judeus, que destina um pedaço para os homens e outro, menor, para as mulheres.



Há anos, os movimentos judeus liberais e reformistas pediam uma zona mista, mas setores ultraortodoxos se opõem a essa medida.

Um grupo de rabinos contrários à abertura do espaço misto deveria reunir-se com Netanyahu neste domingo, no entanto a reunião foi cancelada.

"O primeiro-ministro continua comprometido a aplicar a decisão do governo", informou um funcionário do governo.

A associação "Mulheres do Muro" reivindica há mais de 20 anos uma interpretação mais liberal das tradições, pedindo o direito de portar símbolos religiosos, como a kipá e do xale de oração, reservados aos homens pelas regras ultraortodoxas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação