Jornal Correio Braziliense

Mundo

Joe Biden exclui solução militar na Síria, para ele solução é política

Nos últimos dias, a oposição havia expressado certa reserva em participar das negociações devido, segundo os porta-vozes, à falta de avanços na ajuda humanitária e às violações da trégua em vigor desde 27 de fevereiro


Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos - O vice-presidente americano, Joe Biden, excluiu uma solução militar no conflito da Síria e disse que é preciso buscar uma solução política por mais difícil que seja.

"Deve ficar claro para todos: por mais difícil que seja, devemos continuar tentando chegar a uma solução política", afirmou Biden que, no domingo, iniciou em Abu Dabi uma visita a vários países do Oriente Médio.

A declaração de Biden foi dada em uma entrevista difundida na Arábia Saudita e acontece poucos dias antes do esperado reinício das negociações de paz patrocinadas pela ONU em Genebra.

Nesta segunda, a oposição síria aceitou participar das negociações de paz, segundo disse à AFP um porta-voz do Alto Comitê de Negociações (ACN).

"O Alto Comitê de Negociações aceita ir a Genebra. Está previsto que a delegação chegue na sexta-feira", disse Riad Naassan Agha, um porta-voz do ACN que reúne os grupos mais importantes da rebelião síria.

Nos últimos dias, a oposição havia expressado certa reserva em participar das negociações devido, segundo os porta-vozes, à falta de avanços na ajuda humanitária e às violações da trégua em vigor desde 27 de fevereiro.