Mundo

ONU alerta que fracasso nas negociações de paz na Síria revive guerra

As duas outras rodadas de negociações falharam há dois anos, grupos designados pela ONU como terroristas, Estado Islâmico e a Frente Nusra, são excluídos das conversas e o cessar-fogo não se aplica a áreas que eles controlam

Agência Estado
postado em 14/03/2016 10:20
O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan de Mistura, disse nesta segunda-feira que a retomada das negociações de paz entre os enviados do governo e representantes da oposição é a "hora da verdade" e alertou que o "único plano B disponível é o retorno de uma guerra ainda mais forte".



[SAIBAMAIS]"O fracasso nas negociações poderia reviver a guerra", disse de Mistura. "Algumas pessoas pedem por um plano B, uma alternativa. Mas, até onde eu sei, o único plano B disponível é o retorno de uma guerra ainda pior do que já tivemos até agora", disse o enviado especial da ONU.

Staffan de Mistura conversou com os repórteres nesta segunda-feira momentos antes de retomar com as negociações de paz em Genebra, na Suíça, um mês depois de terem sido suspensas em meio a um aumento da violência na Síria. As negociações ocorrei depois de um "frágil" cessar-fogo que tem sido realizado desde 27 de fevereiro e a retomada das entregas de ajuda humanitária nas últimas semanas.

Os dois lados seguem profundamente divididos sobre o futuro do presidente da Síria, Bashar Assad. O ministro de Relações Exteriores, Walid al-Moallem, disse no sábado que qualquer conversa de remoção Assad durante um período transitório estipulado pela ONU será uma "linha vermelha" e rejeitou um pedido internacional para as eleições presidenciais, a serem realizadas no prazo de 18 meses - uma das principais exigências da oposição.

Muitos especialistas dizem que as negociação de paz é a melhor chance em anos para acabar com uma guerra que caminha para o sexto, e que já deixou ao menos 250 mortos e deu abertura para grupos radicais como o Estado Islâmico e a Frente Nusra, afiliada da Al-Qaeda capturarem grande parte do território sírios, obrigando pelo menos 11 milhões de pessoas a abandonarem suas casas, seguindo para países como a Turquia, Jordânia, Líbano e Iraque, bem como para a Europa.

As duas outras rodadas de negociações falharam há dois anos. Os grupos designados pela ONU como terroristas - o Estado Islâmico e a Frente Nusra - são excluídos das conversas e o cessar-fogo não se aplica a áreas que eles controlam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação