Mundo

Chefe da diplomacia europeia visitará Irã em abril para cooperação

A UE deseja retomar as relações com Teerã nos setores de comércio, energia, meio-ambiente e financeiro, assim como em direitos humanos e educação

Agência France-Presse
postado em 14/03/2016 10:46

Bruxelas, Bélgica - Uma delegação de comissários europeus, liderada pela chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini, viajará ao Irã em 16 de abril para estreitar a cooperação com este país, após o levantamento das sanções em virtude do acordo sobre o programa nuclear da República Islâmica.

[SAIBAMAIS]A visita, preparada há meses, "será realizada em 16 de abril", anunciou Mogherini ao chegar a uma reunião mensal dos chefes da diplomacia da UE em Bruxelas.

"Vamos discutir com os ministros as bases, os temas e os setores nos quais retomaremos relações com o Irã e exploraremos as maneiras de colaborar bilateralmente, o que também inclui as dimensões regionais, sobre Síria, Iêmen", enumerou Mogherini.

A UE deseja retomar as relações com Teerã nos setores de comércio, energia, meio-ambiente e financeiro, assim como em direitos humanos e educação.

Mogherini não falou dos testes de mísseis realizados pelo Irã na semana passada, condenados por vários países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação