Mundo

Vítimas de padre pedófilo francês pedem audiência com o Papa Franscisco

Suas vítimas denunciam a "omertà" que encobriu por décadas o padre pedófilo e criticam a atitude das autoridades da diocese durante 25 anos

Agência France-Presse
postado em 14/03/2016 10:56

Lyon, França - As vítimas francesas de um padre pedófilo escreveram nesta segunda-feira ao papa Francisco para pedir uma audiência privada e explicações sobre a gestão do caso pelo cardeal de Lyon (leste da França) Philippe Barbarin, acusado de não denunciar os crimes em questão.

[SAIBAMAIS]"Nós já não temos confiança em nossa diocese, que é o juiz e júri neste caso", explicou Bertrand Virieux, membro da associação de vítimas.

"Apelamos, portanto, ao Papa. Não cabe a nós pedir a renúncia do cardeal Barbarin, mas ao Papa decidir sobre isso", acrescentou.

Os autores da carta foram vítimas de agressões sexuais cometidas pelo padre Bernard Preynat contra jovens escoteiros de Lyon entre 1986 e 1991. Preynat foi acusado em 27 de janeiro após reconhecer os fatos.

Suas vítimas denunciam a "omertà" que encobriu por décadas o padre pedófilo e criticam a atitude das autoridades da diocese durante 25 anos.

Desta forma, entraram com uma ação contra vários líderes da diocese, incluindo Barbarin, por não denunciarem os crimes.

Na sequência desta ação, a justiça francesa abriu uma investigação por "falta de denúncia" e por "colocar em perigo a vida dos outros".

Barbarin, arcebispo de Lyon desde 2002, argumentou que não tinha responsabilidades no momento dos fatos e que apenas soube de "rumores" em 2007.

De acordo com a diocese de Lyon, Barbarin só recebeu um primeiro depoimento de uma vítima em meados de 2014, depois de ordenar uma investigação e pedir a opinião do Vaticano. Ele afastou de "todas as formas de ministério" o padre acusado em maio de 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação